“Zul Zelub” de Jorge Lima Barreto e Jonas Runa & “OM” de Antonio Palolo na XV Bienal de Cerveira

Jorge Lima Barreto, presente na Bienal de Cerveira desde a sua primeira edição, apresenta-nos nesta edição, em duo com Jonas Runa, “Zul Zelub”, concerto multimédia de música de vanguarda e experimental. Jorge Lima Barreto traz ainda o vídeo “OM” – Key to the Universe – de António Palolo. O evento terá lugar no próximo dia 26 de Setembro, pelas 22h, no Fórum Cultural da Vila das Artes. 

Fundado em 2007, “Zul Zelub” – duo de Jorge Lima Barreto e Jonas Runa – é um projecto de música electroacústica para piano e computador (electronic live). Aqui, Jorge Lima Barreto é responsável pelo piano preparado e cordas. Jonas Runa, alter-ego de João Carrilho, compositor português de música electrónica, faz o domínio do computador e electrónica.

O piano é captado pelo micro e recolhido no computador que arquiva, interfere, sobrepõe timbres, lapsos fraseológicos, interlóquio em tempo real. A obra tem um carácter experimentalista e improvisado que resulta num discurso aberto em permanente acção e que se desdobra em noções e dinâmicas de tempo (retardado, assíncrono, síncrono, acelerado), no sentido de inventar novos espaços sonoros.

“Zul Zelub” tem uma atitude conceptual radicalista que resulta num investimento puramente mental da memória e da vontade, bem como em aspectos musicais secretos, não expressos, desejo do insubstancial, força parapsíquica que não gera matéria, conceito antecipatório abandonado, formulação virtual como num sonho.

Para a apresentação na XV Bienal de Cerveira Jorge Lima Barreto traz ainda para projecção o vídeo minimalista “OM” – Key to the Universe do pintor António Palolo – um dos maiores artistas do século XX, já falecido – que referencia a passagem do planeta Halley, em 1985, e conta com imagens cósmicas de grande beleza abstraccionista.

Jorge Lima Barreto tem cerca de 16 discos editados com os Telectu, que co-fundou com Vítor Rua, em 1982. Com esse projecto, o musicólogo, escritor, conferencista, músico, performer e poliartista Jorge Lima Barreto, foi responsável por apresentar, em estreia nacional, tipologias musicais como o art rock, minimalismo, electrónica livre, multimédia, acusmática e concretismo com ligações à perfomance, vídeo e instalações e sendo, hoje em dia, a maior referência da música de vanguarda em Portugal.

 

Zul Zelub

JORGE LIMA BARRETO piano

JONAS RUNA laptop

 

Projecção do video “OM” – Key to the Universe

26 Setembro

22h00

%d bloggers like this: